A minha meta pessoal!

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Balança vs Saúde

Ontem foi mais um dia de avaliação, como este e este!

Só posso dizer que fiquei triste com os resultados!
Avaliando só o peso, o resultado foi bom, perdi 3kg em menos de 2 meses, o que, para esta altura do campeonato, não está mesmo nada mal! Mas este valor não pode ser, de forma alguma, analisado de forma isolada...voltam novamente as massas gorda e magra... e foi aqui que me espalhei!!! E porquê? Simplesmente porque me desleixei com um aspecto muito importante deste percurso... uma gaja acomoda-se, dá-lhe a preguiça e... zás! Bem feita!
Os resultados foram estes:


Peso

% Massa gorda

Massa gorda

Massa magra

Data

07.08.08

63.6kg

25.9%

16.4kg

47.2kg

01.10.08

60.6kg

25.6%

15.6kg

45kg

Diferença

- 3kg

- 0.3%

- 0.8kg

- 2.2 kg


Ou seja, estou de facto mais leve, em termos de balança... mas a grande parte do que perdi não foi gordura, mas sim matéria que me faz falta como músculo e osso (que não me posso dar ao luxo de perder, porque isto não me dá grande margem de manobra)... para viver, para ser saudável e até, dietamente falando, para ser menos complicado o processo de manutenção que me espera (só) para o resto da minha vida!

Não costumo falar por estas bandas do que como (exceptuando uma ou outra asneirita) , do estilo de vida que levo (ou pelo menos tento levar), por nada de especial, apenas porque para mim não faz sentido falar disso... prefiro desanuviar um bocadinho em termos das coisas boas (e das menos boas) de se perder peso, das sensações que causa em mim, das pequenas vitorias e das pequenas derrotas...
E ontem foi dia de coisas menos boas, de sensações desagradáveis e de pequenas derrotas...

E tenho na cabeça desde ontem esta questão:

Que pretendo eu passados quase dois anos?

Chegar aos 59kg?
Ou pesar um pouco mais, mas ter uma percentagem de gordura inferior, músculos mais rijinhos, e menos risco de doenças cardiovasculares, metabólicas e afins?
Para mim a resposta é óbvia...

10 comentários:

Anónimo disse...

Oi!
Poizé!... não é só a balança que interessa!!! e nós sabemos disso!

Mas tu estás a levar a "coisa" como deve ser! (apesar destes insignificantes precalços... que se corrigem)... devagarinho e sempre!! ... e com o devido controlo de profissionais competentes!

(Mau... mau era se não tivesses acesso e/ou conhecimento destes valores... que são essenciais para quem quer fazer um percurso como o teu!)

beijinhos e força!!

Anónimo disse...

Então vamos malhar, Estelinha!

Eu recomeço com a academia amanhã. E você?

Beijos e sucesso!!!

nina disse...

ola estela
bem fico contente por saber que tb vais participar no novo desafio que começa hoje ....
bem vamos nessa mexer um bum bum e claro que vamos conseguir somos ao nao somos guereiras!!!!
força linda e boa sorte para este desafio ...
beijinhos nina .

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

Cm ja tenho dito inumeras xx...deves acima de tudo atingir um ponto em q te sintas bem , saudavel quer fisica quer psicologicamente...n interessa perder peso por perder, ou patra ficar bem nas fotos...perde-se peso para se atingir saúde, tb...(sobretudo)

mais uma vez, raciocinios bem pertinentes...

bjokas e bom fds

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

ahhhhhh...não sei cm és medida, mas sabes q os valores de gordura podem oscilar cerca de 1 % dte as varias fases do dia n sabes?é q na altura q fos-te medida, podias estar numa dessas fases...é por isso q eu meço a gordura sempre ao fim da tarde(qd é um valor mais certo) e umas 3 vezes por semana(meço em casa, na minha balança) e depois faço uma media mental
bjs(outra vez)

Algodão Doce disse...

Olá!
Tens razão no que dizes, mas tem calma...o exame é assim tão rigoroso?!

Beijinhos doces e bom fim-de-semana
Algodão Doce

Ana Bastos disse...

olá!!!
o que interessa em primeiro lugar e sempre: SAÚDE!!!

VÊ se te mediste á mesma hora( e tudo o resto, que comeste... bebeste nesse dia ou no anterior!)... não vá haver uma oscilação "enganosa" !!!
Mas saúde... é o que mais importa!

bjinhu

Amendoinha disse...

Ora face a este panorama, já tens um objectivo a atingir no mês de Outubro, toca a aumentar a massa magra e, tu melhor do que ninguém sabes como o fazer, portanto: força e nada de "molengolices"!

Beijokas

Anselmo disse...

Na verdade não é só a balança que conta, mas muitas vezes isso basta-nos para ficarmos mais felizes...mas analisando muito bem, dá nisto a maioria dos casos em que há acomodação. De qualquer das maneiras, serviu para melhorares o que está mal, tens agora essa oportunidade...
Bom fim de semana, beijos.

Adriele Schtscherbyna disse...

Oi, tudo bem?

Achei o teu blog entre os participantes do desafio desistir jamais. De um tempo para cá engordei 15 quilos e resolvi criar um grupo no Yahoo Grupos chamado Emagrecer na Rede, se quiser participar e poder ajudar outras pessoas que estão no mesmo barco que nós, eu agradeço.

Beijos e um ótimo final de sábado!!