A minha meta pessoal!

sábado, 17 de maio de 2008

Mais um estudo que nos desanima!

Estudo do Instituto Karolinska

São as células de gordura que dificultam ficar magro
Teresa Firmino, PÚBLICO

"Está explicado, em parte, por que razão é tão difícil perder peso e manter-se magro: o número de células que armazenam gordura, os adipócitos, mantém-se idêntico desde a adolescência, quer engordemos, quer emagreçamos. A única coisa que muda é a quantidade de gordura armazenada nestas células. Portanto, quem faz dieta não perde células adiposas, pelo que elas continuam à espera de gordura.
Para quem tem de perder peso, estas notícias trazidas pela equipa de Kirsty Spalding, do Instituto Karolinska, na Suécia, na revista “Nature”, não são animadoras. Mas os cientistas dizem ter desvendado uma das incógnitas sobre a obesidade, que ameaça tornar-se uma epidemia global, associada a doenças cardiovasculares ou à diabetes.

Quando engordamos, os adipócitos expandem-se em tamanho. O que não se sabia é se essa seria a única mudança: será que o seu número cresce ou diminui, quando se engorda ou se emagrece?

Para encontrar uma resposta, a equipa de Spalding estudou centenas de crianças, adolescentes e adultos. Descobriu que, durante a infância, o número de células adiposas aumenta, mas, quando se chega à idade adulta, a sua quantidade mantém-se para o resto da vida.

Sejamos gordos ou magros, a equipa verificou que todos os anos morrem cerca de dez por cento dos adipócitos, mas são substituídos pela mesma quantidade de novos adipócitos. Nos obesos, a morte e substituição destas células é duas vezes mais rápida do que nos magros.

A equipa estudou obesos que estavam prestes a submeter-se a cirurgias para perder peso, como a aplicação da banda gástrica. Estudou as suas células antes e depois de perderem peso, e viu que o número se mantinha constante. O tamanho individual das células é que decresceu muito.

“Estes resultados podem explicar, pelo menos em parte, por que é tão difícil manter o peso depois de se ter emagrecido”, diz Peter Arner, numa nota do Instituto Karolinska. “As novas células adiposas geradas durante e após a perda de peso precisam de lípidos rapidamente.” O mesmo sublinha Spalding à BBC on-line: “Essas células adiposas não vão a lado nenhum e exigem mais gordura”.

Nem tudo são más notícias. Esta descoberta pode indicar novos alvos para tratar a obesidade, por exemplo através do controlo da formação dos novos adipócitos. "

8 comentários:

Victória disse...

Olá! Quero dar-te os parabéns pelo teu excelente percurso de emagrecimento e dizer-te que, juntamente com mais algumas meninas, inspiraste-me a criar o meu blog para tentar ser assim tão bem sucedida, uma vez que o meu peso inicial é parecido com o teu e a nossa meta é a mesma espero ter o mesmo sucesso que tiveste!Adorava que me visitasses para me dar força! Já te linkei lá! Beijinhos

Marisa disse...

Se calhar é por isso, que passou a ser tão difícil manter-me nos 50's, sem passar aos 60's (coisa que aconteceu a primeira vez ainda na adolescência, numa fase em que parei com o desporto). De resto, passei à obesidade já nos 30's, isso anima-me qualquer coisita. ;)

Seja como for, com maior ou menor dificuldade, consegue-se e isso é que importa. A prova são os muitos ex-obesos que vivem com um peso saudável por muitos anos. Prefiro pensar nisso.

Beijinhos

Framboesa disse...

Ai mulher...mas se tanta gente emgfece n vais deixar q um estudo te deite abaixo né?
vais mas é dar cabo dessa celulas todinhas! c golpes de karate, kung foo, alimentação e exercicio fisico!
Qt ao vestido, gosto mais dos sapatos pretos, a menos q tenhas qq coisa q seja a condizer c os rosa...por acaso v usar uns saptos vermelhos c um vestido preto...mas é pq a echarpe tem vermelho...e adoro a cor dop vetsido( a m favorita)
E qt á situação da saia , vai-te acontecer imensas xx...e vai-te saber sempre bem...mmm passados dois anos :-)))))


bjokas apressadas...(ando mt ocupada e por isso mt ausente tb...)

Branquinha disse...

Oi Estela! sinceramente isso n me desanima pk conheço mt gente que foi gordo e conseguiu emagrecer e ficar assim a vida inteira!! Portanto, tens é de acreditar em ti ;) Privatizei o meu blog, se quiseres aceder, manda email pr tambem_eu@hotmail.com ! Beijos

Sui disse...

A unica coisa boa é a possibilidade da descoberta de novos tratamento... só es+ero k sejam sérios...
Mas sinceramente niguem me tira a minha ideia , k com força de vontade todas as pessoas conseguem emagrecer!
Jokitas

gotinha disse...

Olá!
Conforme outras meninas já disseram, isto é apenas um estudo certo?
E sabemos que existe imensos casos de sucesso no emagrecimento e não voltam a engordar.
Tens que te concentrar é nesses casos, aliás tu já fizeste um percurso tão longo e bem sucedido, não é este artigo que te vai meter pra baixo right?
Muita força e presistência.
P.S. quanto aos sapatinhos gosto dos pretos é uma cor neutra e dá para condizer melhor com acessórios, mas os rosa favorecem mais as tuas pernocas.
Bjinhos

ximiusa disse...

ui, até faz tremer, elas estao lá a espera para se inxarem 2 vezes mais depressa!medo!

Algodão Doce disse...

Olá!
Pois já tinha ouvido essa!
Não acredito! Temos tantos exemplos de meninas que têm conseguido...tu própria!
E há-de ser para manter porque não?!?

Beijinhos doces e boa semana