A minha meta pessoal!

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Comentários!

No post anterior podem ler os seguintes comentários:

"é um pouco infeliz esse "vaca gorda na praia","

e

"O distúrbio dismórfico corporal (DDC) é caracterizado por uma preocupação excessiva com um defeito real ou imaginário na aparência física de uma pessoa. As pessoas com DDC têm uma visão distorcida e exagerada de sua aparência e são obcecados com as características físicas reais ou marcas perceptíveis, como uma certa característica facial ou imperfeições na pele. Em geral, eles se acham feios ou desfigurados. As pessoas com o distúrbio geralmente têm problemas em controlar os pensamentos negativos sobre sua aparência, mesmo quando outras pessoas afirmam que elas estão bem e que essas falhas nem aparecem."

Claro está que não preciso de me justificar com o que aqui escrevo, pois fui eu quem criou este espaço e sou eu quem o gere, acho que isso me dá o direito de escrever nele o que quero e bem me apetece, ou estou errada? No entanto, devo confessar que me senti um pouco incomodada com o que podem ler acima! Razão pela qual, quis dedicar aqui um pouco da minha atenção e “esclarecer” um pouco o que quis dizer, até porque, sei que passam por aqui pessoas que me conhecem um pouco além do que lêem e, a essas e a todas as outras que habitualmente passam e comentam (ou não), sinto que devo isso!

Para que conste:

  • O termo que usei foi desde sempre por mim usado relativamente à minha pessoa (e garanto que não é tão depreciativo como possa parecer a alguns!); portanto, a intenção não foi magoar ou ofender alguém, nem ferir susceptibilidades, apenas disse o que me “ia na alma”;
  • Não, não considero que as gordas sejam vacas, nem vice versa;
  • Eu não disse que estou/sou, disse que me tinha sentido… e, quanto a isso, nada podemos fazer!!
  • Quando me senti assim, estava há mais de 24 horas sem dormir (e não, não foi nenhum distúrbio que me impediu de dormir, foi mesmo o trabalho!);
  • Posso não estar tão gorda, claro que não, no meu escasso 1,54m, 34 kg fazem muita diferença, mas há por aqui muito pneu e pele a mais, que despida, em lingerie ou em biquini ficam bem à mostra! E poderia demonstrá-lo com uma foto desse mesmo dia, deitada, de biquini, na praia, mas não o faço porque não quero!
  • Já referi algumas vezes que olho para mim e tenho instantes de dificuldade em identificar-me com a imagem que tenho, e isso é verdade, mas sei bem o que vejo, sei bem como estou, e sei que esses momentos são perfeitamente normais da adaptação à imagem que tenho actualmente, e não parte de um processo patológico!!

Aqui há tempos uma amiga disse-me que, pela forma como reagia a alguns comentários ou situações, parecia que carregava nas costas os problemas de todos os gordos do mundo, e era verdade…e, embora seja um tema que me toque directamente, ao qual sou (e espero ser sempre) muito sensível, hoje acho que me libertei um pouco disso! E, se estes comentários serviram para isso, já serviram para muito!!!

2 comentários:

Papoila disse...

Eu n percebo pk raio o comentário foi infeliz. Acaso disseste "a x parece uma vaca gorda"?. Nop! eu gosto de me ver vestida, a diferença é enorme. Mas nua? tenho estrias q n tinha, perdi firmeza, as banhas alojaram-se em sítios estranhos. Eu n estou com o corpo que tinha qd pesava este peso antes da engorda! Está bem pior e preciso de muito trabalho e disciplina para o voltar a ter normal. Há coisas que posso até dizer adeus: as estrias vieram para ficar, por exemplo. O resto? mt exercício, mt disciplina. Se me sinto uma vaca gorda??? oh, pá, tantas vezes!!!

Quanto à dismorfia... quem comentou que engorde umas dezenas de quilos, emagreça e venha dizer se o corpo está como era antes da engorda. Ver defeitos e querer corrigir é positivo, caramba! até parece q estamos a falar de assimitrias de um milimetro no nariz!

Just me!! disse...

oh Estela eu axo k a malta pensou k te referias mm a um quadrupede herbivoro k habita nas pastagens verdejantes (as vezes) do nosso país e veste por habito de preto e branco!!

Não malta...a nossa Estela só usou uma metáfora caneco...não é motivo para tanto melindre...

Kerida Estela, a menina terá k se conter nas palavras para não melindrar algumas almas + sensíveis!!

É por causa da merda dos melindres k mtos gordos não mexem um dedo para mudarem de estatuto...

Ás vexes axo k devo ser um E.T.