A minha meta pessoal!

sábado, 29 de março de 2008

FAQ's

E respondendo às questões vindas da Papoila (o original vem do outro lado do oceano, como podem ver pelo português!):

a. Qual seu apelido? (aqui em Portugal é alcunha)
Actualmente não tenho… Em miúda era Téu, depois, quando a minha sobrinha mais velha começou a falar, chamava-me , ainda pegou, mas por pouco tempo, portanto, sou simplesmente Estela.

b. Qual sua altura?
1,54 m, uma desgraça incorrigível…

c. Qual seu peso actual? Coloque a data de hoje.
29/03/2008, pesei ao acordar 68.9 kg!

d. Qual o maior peso que você atingiu? Com quantos anos? Como era sua vida nesta época?
Estive bastante tempo sem me pesar, em Maio de 2006 tive que o fazer…nem fazia ideia de quanto era…100,7kg… Tinha na altura 29 anos. E a minha vida era idêntica ao que é hoje (tirando a parte de ser bem mais sedentária!).

e. Qual o menor peso que você atingiu após adulta? Como?
O que tenho actualmente, e como… é como tenho aqui descrito… com reeducação alimentar e, desde o inicio do Inverno, a introdução do exercício físico na minha “rotina”.

f. Quando iniciou seu blog?
Em Dezembro de 2006, cerca de um mês depois de iniciar a RA e depois de muito passear pela blogosfera!

g. Quando você iniciou a reeducação alimentar? E o que te fez iniciá-la?
No dia 29 de Outubro de 2006. Bem… como já falei aqui algumas vezes, quando vi os 100 kg na balança entrei em completo desespero, percebi que TINHA que fazer qualquer coisa, há muito que tinha passado dos limites do razoável, aconselhada por uma amiga, que me abriu os olhos e me fez perceber que tinha um problema (sim, minha monga, és tu!), inscrevi-me na consulta de cirurgia para eventual colocação de banda gástrica, muito bem, exames feitos, tudo nos conformes, quando a Psicóloga (faz parte do protocolo pré operatório a ida a uma consulta) me faz a seguinte questão: Está determinada em emagrecer? Respondo que sim. Está determinada em relação à colocação da banda gástrica? Respondo que não…porque não estava!!! Nunca tinha tentado outras formas de perder peso, acho que tentei logo a solução mais “fácil”, ia submeter-me a um processo que me iria causar alguma dor, que tinha riscos (a minha profissão fez-me algumas vezes assistir a complicações graves, algumas delas fatais, de intervenções cujo risco era supostamente mínimo…) por tudo isto, era claro que não estava determinada!!! E perante esse não, fui eu própria quem “andou para trás”. Cheguei a casa da consulta e iniciei, ainda no jantar desse dia, uma alimentação diferente, depois procurei aconselhamento, nutricionista e lá tenho ido conseguindo…

(aqui já devo ter "perdido" 2/3 de quem tentava ler isto...)

h) Tem alguma foto da época do início de seu processo de reeducação alimentar?
Sim, tenho algumas perdidas pelo computador, e as quais vou “espreitar” de vez em quando, e confesso que me dão algum estimulo!

i) Quanto você pesava no inicio da RA? E qual a sua meta?
Pesava 98 kg e a minha meta são os 59kg, por serem o meu IMC saudável, embora, se continuar com o exercício físico, o peso saudável para mim possa ser um pouco acima (isto dito por quem percebe do assunto, não por mim, que não pesco nada disto), mas vamos vendo, conforme for descendo…

j) Como é sua RA?
É apenas isso mesmo, reeducação alimentar! Não tenho alimentos proibidos nem nada que se pareça, apenas alguns desaconselhados e sigo um plano alimentar elaborado para mim por uma nutricionista (que é mais do que 5 estrelas!).

l) Quais foram os momentos mais difíceis?
Não posso dizer que tenha passado por momentos difíceis… mas talvez no Verão, atingi um patamar e não mexia nem por nada (também confesso que não me portava do melhor…), depois, no final do Verão e ao manifestar o meu desconsolo a uma amiga, ela levou-me a fazer outro click e a perceber onde estava a falhar redondamente até então, ajudando-me na procura de apoio noutra área, e foi aí que iniciei a pratica de exercício físico, acompanhada por quem se dedica a “causas” como a minha e mudei de nutricionista para a actual. Como já disse no blog várias vezes, tenho tido muita sorte pois tenho-me cruzado ao longo desta fase da minha vida com pessoas que me têm apoiado incondicionalmente e que têm sido de primordial importância para todo o processo!!

m) Quais os momentos mais felizes durante todo o processo? Tem fotos deste momento???
Hummmm… sou um bocado suspeita para falar desta historia da felicidade vs obesidade (como podem ver por aqui) … mas se a questão se refere ao momento mais feliz nas questões do peso, a resposta é o momento actual! Fotos… nem por isso, aliás, acho que tenho esta minha perda de peso muito pouco documentada nesse aspecto!

n) Quais os artifícios "extras" que você utiliza no seu processo?
Se considerarmos a motivação como um “extra”, então é essa a minha resposta!

o) Já tomou remédio para emagrecer? Como foi?
Não.

p) Qual o exercício físico que você mais gosta de praticar?
Acho que não tenho preferido, pois estou agora a descobrir o verdadeiro prazer da “coisa”.

q) Qual o seu maior conselho para as amigas blogueiras?
Um bocado cliché, mas acho que é mesmo o nunca desistir e manter-se sempre motivada…

r) Se você pudesse entrar numa máquina e sair com o corpo dos seus sonhos, que corpo seria este?
Eh lá… talvez a pergunta mais difícil de responder… pode parecer pretensioso, mas garanto que não é, tirava os 10 kg que tenho a mais neste momento, as mil estrias, a celulite, os derrames, "crescia" uns 10 cm, punha a barriga lisinha, um "push up" nas mamocas (e um bocadinho de menos volume) ... et voilá!


Considere-se, quem ler este post, convidado a responder e a partilhar connosco todas estas questões!



7 comentários:

Teresa disse...

Que ar tão fresquinho tem o teu blog agora!!! Parabéns! Quanto ao questionário, vou tentar responder mais lá para o fim da semana... Beijocas

Mishi disse...

Olá minha linda,

Tens que me enviar a foto para completarmos o template, está muito mais arejado e primaveril. Gosto! :))

Eu até já conhecia as resposta a estas perguntas, agora fiquei muito feliz por continuares a perder peso e estares cada vez mais proxima da tua grande meta! Parabéns amiga!

Beijinhos grandes :)

Papoila disse...

obrigada pela trabalheira :)

Ah, é verdade, uma amiga descobriu na Maia um outlet de equipamento desportivo e vou comprar uma bola de pilates bem acessível! :)))

(depois temos q trocar cromos sobre os exercícios...)

Anónimo disse...

Bem, aqui eu, a Monga, hoje tenho mesmo que deixar umas palavrinhas...ADMIRO-TE MUITO!!
Pela força que tens arranjado sabe-se lá onde, pela persistência, por estares a conseguir chegar ao teu objectivo. Perto de ti, sinto-me muitas vezes pequenina, mas fico contente por achares que tive alguma coisa que ver com isto...beijos e continua que é mesmo por aí.

Algodão Doce disse...

Olá!
~Espero que esteja tudo bem.
Eu estou em fase de recuperação, as coisas não correram muito bem...mas melhoro de dia para dia e isso é o que importa :)
Também agora tenho um ser maravilhoso para cuidar e por ele valeu tudo.

Beijinhos doces

turbolenta disse...

"casa nova"!
Tão arrumadinha e limpinha!
A minha também precisava de uma remodelação assim, mas até tenho medo de mexer e estragar "as paredes".

bOAS respostas!
Até um dia destes.
Boa RA

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

Gostei de saber mais um pouco sobre ti e sobre o teu processo...tb tenho este questionario em fase de resposta...mas ate me envergonho ao falar dos meus miseros 13 kilos q perdi....caraças...tu ja atingis-te muito pahhhhhhhh....parabéns por isso e peçla perseverança!

bjs e bom fds